ÚLTIMAS NOTÍCIAS / FORÇA DA BANANA

PREFEITO CÁSSIO GUSMÃO PARTICIPA DE EVENTO PROMOVIDO PELA EMATER

Terça-feira, 10 de outubro de 2017

Visualizada 25 vezes

O 6º Encontro para Inovação Rural tem o objetivo de orientar e levar aos produtores melhorias de desenvolvimento no campo


A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) promoveu na última sexta-feira (6) o 6º Encontro para Inovação Rural - Cultura da Bananeira no distrito de Uruíta.

 

O Encontro foi dividido em duas etapas. No período da manhã, foram ministradas palestras sobre a “Evolução da bananicultura no município de Uruana” e “Inovações na Formação do Bananal”, no salão paroquial do distrito. No período vespertino, os participantes visitaram a lavoura de banana-maçã, cultivar capixaba, da Fazenda Grajaú.

 

Para o prefeito Cássio Gusmão “foi uma grande honra receber este grande evento promovido pela Emater e pelos parceiros”. O prefeito ainda destacou que durante a atividade, os participantes receberam orientação técnicas que podem trazer a melhorias para o povo de Uruana, principalmente para o produtor rural.

 

De acordo com o servidor da Emater e um dos organizadores do evento, Arnaldo Francisco do Bonfim, o objetivo da atividade foi apresentar para os técnicos a área onde está instalada a Unidade de Inovação Tecnológica da produção de banana maça - cultivar capixaba, em Uruíta.

 

O assessor técnico e engenheiro agrônomo da Unidade Regional Caiapó da Emater, Welliton José de Sousa destacou que levar a produção de banana para o município (de Iporá), resultaria numa oportunidade de diversificar as atividades do produtor e, consequentemente aumentar a renda no campo.

 

Participante

A atividade contou com a presença de cerca de 100 participantes, entre eles, técnicos da Emater e da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), além de produtores rurais e autoridades municipais.

 

Também estiveram presentes no evento, o presidente da Emater, Pedro Arraes, o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da entidade, Marcos Arruda e a diretora de Pesquisa Agropecuária da Agência, Maria José Del Peloso. Os coordenadores regionais da Emater, Eson de Melo Bandeira, Millena Rejane Bueno Leão Campos e Fausto Pacheco Braz também participaram da atividade.

 

 

Unidade

A Unidade de Inovações Tecnológicas da Banana-maçã foi implantada na Fazenda Grajau, em Uruíta, em novembro de 2016. No local, a Emater conduz a avaliação da cultivar, levando em consideração, diferentes espaçamentos, densidades de plantio, que se refere ao número de plantas por hectare, além do efeito da irrigação e da seca.

 

De acordo com o engenheiro Agrônomo da Emater, Lino Franciso de Sá, na Unidade Demonstrativa estão sendo testadas três tipos de densidade, a de 2.130 plantas / ha, a de 1.060 plantas / ha e a de 660 plantas / ha. Ainda segundo o técnico, a colheita do fruto será realizada em novembro.

 

“A Emater me procurou e aceitei porque já mexia com a área há algum tempo e deste jeito que estão conduzindo, eu não conhecia. Aceitei para aprender, e conhecer e ver se produzia mais”, destacou o produtor e proprietário da Fazenda, Agnaldo Morais Bueno. Ainda segundo o agricultor, até o momento a experiência está sendo positiva.

 

Ainda segundo o engenheiro agrônomo, o produtor é um parceiro no projeto, por meio de uma parceria público-privada. “Na Fazenda, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) entrou com recurso, a Emater com assistência técnica e o produtor com terra e serviços”, destacou o técnico.

 

Para o presidente da Emater, Pedro Arraes, a Unidade é um exemplo onde a parceria entre as áreas de assistência técnica e extensão rural (Ater) e a pesquisa vem rendendo bons resultados.

PREFEITO CÁSSIO GUSMÃO PARTICIPA DE EVENTO PROMOVIDO PELA EMATER PREFEITO CÁSSIO GUSMÃO PARTICIPA DE EVENTO PROMOVIDO PELA EMATER PREFEITO CÁSSIO GUSMÃO PARTICIPA DE EVENTO PROMOVIDO PELA EMATER

Fonte: Emater

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Horário de Atendimento ao Público: Segunda a Sexta de 07:00h às 11:00h e das 13:00h às 17:00h

Atualizado em 16/12/2017 09:31:05