ÚLTIMAS NOTÍCIAS / FORÇA DA BANANA

PREFEITO CÁSSIO GUSMÃO PARTICIPA DE EVENTO PROMOVIDO PELA EMATER

Terça-feira, 10 de outubro de 2017

Visualizada 84 vezes

O 6º Encontro para Inovação Rural tem o objetivo de orientar e levar aos produtores melhorias de desenvolvimento no campo


A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) promoveu na última sexta-feira (6) o 6º Encontro para Inovação Rural - Cultura da Bananeira no distrito de Uruíta.

 

O Encontro foi dividido em duas etapas. No período da manhã, foram ministradas palestras sobre a “Evolução da bananicultura no município de Uruana” e “Inovações na Formação do Bananal”, no salão paroquial do distrito. No período vespertino, os participantes visitaram a lavoura de banana-maçã, cultivar capixaba, da Fazenda Grajaú.

 

Para o prefeito Cássio Gusmão “foi uma grande honra receber este grande evento promovido pela Emater e pelos parceiros”. O prefeito ainda destacou que durante a atividade, os participantes receberam orientação técnicas que podem trazer a melhorias para o povo de Uruana, principalmente para o produtor rural.

 

De acordo com o servidor da Emater e um dos organizadores do evento, Arnaldo Francisco do Bonfim, o objetivo da atividade foi apresentar para os técnicos a área onde está instalada a Unidade de Inovação Tecnológica da produção de banana maça - cultivar capixaba, em Uruíta.

 

O assessor técnico e engenheiro agrônomo da Unidade Regional Caiapó da Emater, Welliton José de Sousa destacou que levar a produção de banana para o município (de Iporá), resultaria numa oportunidade de diversificar as atividades do produtor e, consequentemente aumentar a renda no campo.

 

Participante

A atividade contou com a presença de cerca de 100 participantes, entre eles, técnicos da Emater e da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), além de produtores rurais e autoridades municipais.

 

Também estiveram presentes no evento, o presidente da Emater, Pedro Arraes, o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da entidade, Marcos Arruda e a diretora de Pesquisa Agropecuária da Agência, Maria José Del Peloso. Os coordenadores regionais da Emater, Eson de Melo Bandeira, Millena Rejane Bueno Leão Campos e Fausto Pacheco Braz também participaram da atividade.

 

 

Unidade

A Unidade de Inovações Tecnológicas da Banana-maçã foi implantada na Fazenda Grajau, em Uruíta, em novembro de 2016. No local, a Emater conduz a avaliação da cultivar, levando em consideração, diferentes espaçamentos, densidades de plantio, que se refere ao número de plantas por hectare, além do efeito da irrigação e da seca.

 

De acordo com o engenheiro Agrônomo da Emater, Lino Franciso de Sá, na Unidade Demonstrativa estão sendo testadas três tipos de densidade, a de 2.130 plantas / ha, a de 1.060 plantas / ha e a de 660 plantas / ha. Ainda segundo o técnico, a colheita do fruto será realizada em novembro.

 

“A Emater me procurou e aceitei porque já mexia com a área há algum tempo e deste jeito que estão conduzindo, eu não conhecia. Aceitei para aprender, e conhecer e ver se produzia mais”, destacou o produtor e proprietário da Fazenda, Agnaldo Morais Bueno. Ainda segundo o agricultor, até o momento a experiência está sendo positiva.

 

Ainda segundo o engenheiro agrônomo, o produtor é um parceiro no projeto, por meio de uma parceria público-privada. “Na Fazenda, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) entrou com recurso, a Emater com assistência técnica e o produtor com terra e serviços”, destacou o técnico.

 

Para o presidente da Emater, Pedro Arraes, a Unidade é um exemplo onde a parceria entre as áreas de assistência técnica e extensão rural (Ater) e a pesquisa vem rendendo bons resultados.

Fonte: Emater

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Horário de Atendimento ao Público: Segunda a Sexta de 07:00h às 11:00h e das 13:00h às 17:00h - SAC:(62) 3344-1100

Atualizado em 18/07/2018 08:39:19