ÚLTIMAS NOTÍCIAS / DESTAQUE

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE VIDA SAUDÁVEL COMEÇA NA REDE DE ENSINO

Quinta-feira, 19 de abril de 2018

Visualizada 32 vezes

PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas), que faz parte de uma parceria da prefeitura de Uruana com a Polícia Militar e estado de Goiás, iniciou na última quarta-feira (18)


O PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas), que faz parte de uma parceria da prefeitura de Uruana com a Polícia Militar do Estado de Goiás e desenvolvido pela Secretaria de Educação, iniciou na última quarta-feira (18) mais uma etapa do projeto que tem como objetivo ensinar aos estudantes boas estratégias de tomada de decisão para ajuda-los a desenvolver habilidades que os permitam conduzir suas vidas de maneira segura e saudável. Alunos do 5º ano das escolas estaduais e municipais participam do programa educacional, que é ministrado pelo Cabo Wagner Paulo. Os encontros vão até dezembro!

 

O abuso de drogas constitui-se em ameaça à sociedade porque representa, para o usuário, um comprometimento do futuro e da qualidade de suas relações sociais, com maior propensão ao envolvimento em crimes, violência e ingresso num ciclo de decadência de valores. O público mais vulnerável à dependência é composto por crianças e adolescentes, pelo fato de se encontrarem menos preparados para resistirem aos muitos apelos e incentivos ao uso de drogas, presentes nos meios de comunicação em massa e na ideologia da sociedade contemporânea.

 

A principal estratégia contra esses males é a prevenção por meio do diálogo com as pessoas, ainda durante sua infância e adolescência, fases de suas vidas em que se encontram mais naturalmente aptas a receber orientações e assimilar valores. Investir com o Proerd é interferir positivamente no processo desencadeador do fortalecimento individual dos futuros condutores da sociedade contra as investidas de criminosos e de outras formas de chamamento ao abuso de drogas e à prática de ações antissociais.

 

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) consiste num esforço cooperativo da Polícia Militar, Escola e Família, visando preparar crianças e adolescentes para fazerem escolhas seguras e responsáveis na autocondução de suas vidas, a partir de um modelo de tomada de decisão. Por meio de atividades educacionais em sala de aula, o policial militar devidamente capacitado, fornece aos jovens as estratégias adequadas para tornarem-se bons cidadãos, resistir à oferta de drogas e ao apelo da violência. Com ações direcionadas a toda a comunidade escolar e aos pais/responsáveis, o Proerd também promove a inclusão da família no processo educacional e de prevenção.

Fonte: Departamento de Comunicação

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Horário de Atendimento ao Público: Segunda a Sexta de 07:00h às 11:00h e das 13:00h às 17:00h - SAC:(62) 3344-1100

Atualizado em 24/05/2018 16:30:09